Reestruturação da EA no Ibama já.


Urgente ! Reestruturação da EA no Ibama.

Vários servidores do Ibama se mobilizaram e elaboraram uma carta para ser entregue à ministra do meio ambiente reivindicando (mais uma vez) a estruturação do lócus da EA no Ibama. Como muitos de vocês sabem, junto com a criação do ICMBio, em 2007, foi extinta a Coordenação Geral de Educação Ambiental, no Ibama, e nada foi “colocado no lugar”.

Essa mobilização em prol da reinstitucionalização da EA no ibama não é nova. Já foram feitas diversas mobilizações. Conseguiu-se realizar um encontro de educadores em 2008 e obter o comprometimento do então ministro Carlos Minc. Além disso, foi realizada uma mobilização que originou um abaixo assinado de educadores e educadoras presentes no VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, no Rio de janeiro, em 2009; e da mesma forma, o tema já foi pauta na reunião do Comitê Assessor da PNEA e objeto de requerimento da ASIBAMA ao MMA, e nada efetivamente foi feito.

No ICMBio, onde também não havia um locus para a EA, a  coisa está caminhando. Existe uma coordenação, e estão sendo realizadas ações em vistas à construção da EA no Instituto. Entendendo este movimento como uma rearticulação e inserção no escopo do ICMBio e não como uma invenção, uma vez que as atividades/ações continuam. Mas sabemos que sem uma diretriz, sem  locus institucionais as práticas não sobrevivem e enraizam estruturalmente. Em relação ao ibama, percebemos que nada efetivamente se concretizou, apesar da persistência e envolvimento de vários educadores que continuam atuantes no instituto, alguns, inclusive que em determinados momentos tentaram fazer uma ação mais articulada.

Nesse momento de mudanças de pessoas no MMA/presidência do Ibama e diretoria de EA no MMA, mais uma vez tenta-se chamar a atenção para este fato e reivindicar ações no sentido da re-estruturação da EA no Ibama.

A carta que será entregue está obtendo adesões de apoio de diversos segmentos e é nesse sentido que escrevo a  vocês. Quem quiser aderir, pode fazê-lo diretamente no Blog:  https://eaibama.wordpress.com  ou https://eaibama.wordpress.com/carta-aberta-ao-mma .

Anúncios

6 responses to this post.

  1. Aproveitando o texto da Cláudia Cunha..para uma boa causa.

    Responder

  2. Posted by Anderson de Souza Vicente on fevereiro 28, 2011 at 6:57 pm

    Meu total apoio!

    Anderson de Souza Vicente
    Analista Ambiental
    CGPEG/DILIC/IBAMA

    Responder

  3. Companheiros, declaro meu total apoio à recriação da EA no IBAMA e criação de estrutura similar no ICMBio.

    Como membro do Comitê Assessor do Órgão Gestor da PNEA pela ABEMA fiz dura crítica a total ausência por parte do OG, principalmente do DEA-MMA, de linha de ação no sentido de reestruturação da EA nos órgãos vinculados do MMA e pressionei o Órgão Gestor para que encaminhasse a “Carta dos Educadores Ambientais’, escrita durante o Encontro dos Educadores Ambientais do IBAMA e ICMBio, ocorrido em Brasília em dezembro de 2008, para a Ministra Izabella Teixeira. A solicitação foi votada e aprovada por todos os membros do CA presentes na 11ª reunião, ficando o Diretor do DEA-MMA responsável pelo encaminhamento.

    Infelizmente, na última reunião do CA, ocorrida no final de 2010, o então Diretor do DEA MMA disse que não encaminhou a Carta à Ministra, em total desrespeito as decisões do comitê assessor, mostrando que não havia interesse daquela diretoria em apoiar a solicitação dos educadores ambientais do IBAMA e do ICMBio, tampouco havia interesse na recriação da CGEAM no IBAMA.

    Esperemos que agora, com um novo Diretor no DEA-MMA, isso se reverta.

    Contem conosco.
    Saudações à todos.

    Lara Moutinho da Costa
    Superintendente de Educação Ambiental
    Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro

    Responder

  4. Posted by Juliana Augusto on março 1, 2011 at 10:34 am

    Apoio !!

    Responder

  5. Posted by Águeda Maria G. Coelho (NEA/Ibama/CE) on março 1, 2011 at 7:54 pm

    Estivemos e estamos nessa luta. Nós educadores ambientais do Ibama exigimos a Reinstitucionalização da Educação Ambiental no Ibama urgente!

    Responder

  6. Apoio total. Pelo esclarecimento da população e construção de parcerias em prol do meio ambiente.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: