Campanha da EA começa a decolar


A reestruturação da Educação Ambiental no Ibama, que motivou uma discussão recente no Grupo EAIbama, já gerou uma Carta Aberta para o MMA e a criação deste Blog. Muitos colegas já estão enviando seu apoio, assim como outros importantes Educadores Ambientais extra-Sisnama.

Começamos a divulgar nas Listas e nas Redes de EA e , além do retorno da CGEAM no Ibama,  estamos percebendo que mais assuntos irão fluir, como é o caso da ENCEA. Comunicação e Educação Ambiental devem andar juntas e não é só no SNUC. A Encea deve ser levada ao Sisnama. Devemos aproveitar a discussão iniciada no ICMBio e incluir todas as vinculadas do MMA. E levar a discussão para os estados e municípios.

Estamos aguardando seu apoio, sua sugestão, seu comentário. Participe!!

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Companheiros, considero importantíssimo o movimento pela reestruturação da EA no IBAMA e vinculadas do MMA, com a imediata recriação da CGEAM-IBAMA e criação de estrutura similar no ICMBio.

    Preocupa ver a EA no ICMBio reduzida a mero processo ou serviço (em algumas unidades reduziu-se mais ainda para diálogo social), ou meramente a uma estratégia nacional de comunicação, ainda que se diga articulada com processos educativos. Importante sim, que nessa Era da Informação, onde as TICs espalham-se por todos os lugares, a educação articule-se com comunicação. Fazemos isso no Rio de Janeiro há 4 anos com excelentes resultados, mas sem esquecer que as TICs são apenas ferramentas e instrumentos da EA. E ter uma estratégia nacional nessa linha não substitui a urgência de criar uma estrutura administrativa central que desenvolva a EA em todas as esferas necessárias dentro das UCs (conselhos de gestão, população do entorno, visitação pública, fiscalização, etc), seja em que nível for: sensibilizando os grupos, movimentos e comunidades, mobilizando, organizando os grupos sociais e formando para a participação na vida pública e uso dos instrumentos de gestão ambiental.

    Contem conosco.

    Lara Moutinho da Costa
    Superintendente de Educação Ambiental
    Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro

    Responder

  2. Posted by Iracema on março 2, 2011 at 2:12 pm

    Nós da Sala Verde Cua Renda de Foz do Iguaçu, endossamos a solicitação e somos altamente favoráveis recriação da CGEAM-IBAMA e criação de estrutura similar no ICMBio.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: